Sebastião Martins Barbosa!

Sebastião Martins Barbosa é presidente do STRGV.
 
No primeiro momento da entrevista, Sebastião Martins Barbosa fala sobre o imaginado vínculo que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Valadares manteria com partidos de esquerda e avalia até que ponto os programas sociais do governo petista teriam – com diz boa parte dos fazendeiros - afugentado os trabalhadores do campo. Assista ao vídeoVOX:
 
O presidente do STRGV deu medidas, neste ponto da entrevista, às dificuldades que o sindicato tem em agrupar os trabalhadores do campo. Ao aproveitar para refutar a máxima usada pelos fazendeiros de que “o campo está se tornando inviável”, o sindicalista atacou o modelo. Ele considerou ainda que a monocultura, como eucalipto e o boi, faz com que as terras valadarenses se tornem umas das piores do país, quase semelhantes às terras do Vale do Jequitinhonha. Confira as declarações dele sobre tais assuntos:
 
Sebastião Martins Barbosa, presidente do STRGV, afirmou no curso da entrevista não ser a favor da violência que campeia no meio rural, ponderando que o movimento sindical não pode ser responsabilizado por ela. “Muito pelo contrário”. Mudando para Política, ele voltou a admitir que, em muitos casos, os sindicatos aceitam, sim, ser força auxiliar dos partidos de esquerda, fato que não acontece com a entidade que ele lidera. Vejam o vídeoVOX:
 
Provocado pelo editor do VOX, o sindicalista disse que não acredita em que haja outro meio de se promover a Reforma Agrária no país sem passar necessariamente pelo conflito social. Iniciou a sua fala reiterando também que, em Governador Valadares, o “movimento” mantém boas relações com os representantes dos fazendeiros. O VOX perguntou se ele achava exagerada a proposição de que o sindicato é intransigente e não “sabe ouvir”, como dizem alguns setores da sociedade. Veja a resposta do presidente:
 
O presidente do SRTGV enfatiza que não é a favor do conflito, mas que gostaria que o Governo Federal fizesse valer a Constituição. Na visão do entrevistado, isso evitaria o conflito que será recorrente enquanto o modelo se mantiver. A essa altura da entrevista, Sebastião Martins Barbosa analisa também o Governo Municipal cujo primeiro mandato ele rotula de apenas razoável. Acompanhe:
 
Nos últimos momentos do papo com o VOX , ele fala  do trabalho escravo e do trabalho infantil que seguem ocorrendo no Leste Mineiro. Também, fazendo eco ao que apregoa o líder dos sem-terra, Pedro Stédille, Sebastião Martins Barbosa vê, nacionalmente, o papel que a Imprensa presta aos interesses dos grupos de pressão. Todavia, ele admite que, em Governador Valadares, há uma otimista tolerância por parte da Imprensa com o movimento dos trabalhadores rurais. Assista:
 
 
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Governador Valadares (STRGV) tem sua sede na Rua Marechal Deodoro, 733 – Casa 1, centro da cidade, atendendo pelo telefone 3277-2037. Outros contatos podem ser feitos pelo e-mail strgv@hotmail.com